terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cativar

"- Que quer dizer cativar?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa criar laços...

- Criar laços?

- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo.
(...)

- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. (...) Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”


Trecho do livro O pequeno príncipe

 
Não me diga que não sabe cativar. Todos nós sabemos cativar, caso contrário seriamos sozinhos.

Acredito que não há uma receita certa para cativar alguém. Cada um tem um jeito e, por isso, cada um cativa e é cativado de uma forma diferente.


Cativa-se logo de cara ou cativa-se aos poucos.

Cativa-se com um sorriso, com um bom dia, com uma palavra, com um abraço, com uma piada, com frase que despertem admiração, com lembranças, com carinhos.

Hoje, fui cativada por uma velha amiga. Ela me trouxe alguns presentinhos que mostraram que ela tem sempre o pensamento em mim, que se importa comigo e deseja me surpreender e me fazer feliz. Ela me cativou ainda mais, apesar de já ter me cativado há muito tempo, quando nos tornamos amigas.

Conversando com um amigo disse que hoje escreveria sobre cativar e ele me perguntou o que era cativar, minha resposta foi: é mais ou menos como quando falamos para vocês, homens, darem um chocolate para uma mulher importante na sua vida quando ela está de TPM.


Cativar deve ser constante, afinal nada é eterno. Então, elogiar as pessoas quando elas merecerem, oferecer ajuda sempre que preciso, oferecer amizade, dar atenção. Isso é cativar, é tornar-se especial, tornar-se diferente.


Penso que para ser diferente, é preciso surpreender sempre, caso contrário, tudo vira costume e pode adormecer. Toda relação deve ser cultivada, como uma flor, regada sempre para não morrer.


Se sempre pensássemos em cativar, nos pouparíamos de relações desgastadas, aborrecimentos e evitaríamos alguns momentos de tristeza.


Que tal pensar um pouco sobre o assunto?

3 comentários:

tia ia disse...

du
antes de vc nascer.... vc ja me cativou, pois o prazer de ser tia me fazia feliz.

sou eternamente responsavel pelo nosso amor porque consegui cativar seu amor e fui cativada.

te amo.

acompanho seu blog a cada dia . vc é maravilhosa e sua força é divina.

TIA IA.

Bruna(Org.Unida) disse...

Thais...suas palavras me cativaram!!! ;D

Life´s LiTTle pleasureS disse...

AMIGA....
De acordo com o aurélio, cativar é:
"Tornar cativo;Ganhar a simpatia, atrair, seduzir. Prender,acorrentar."
Só gostaria de usar este significado em um parágrafo direcionado a você:
As suas palavras me tornam cativo, você sempre ganhou com a sua simpatia, você atrai as pessoas para perto de você, você seduz com o seu exemplo, o seu jeito de enchergar a vida me prende em querer sempre aprender mais com você. A sua amizade acorrenta o meu coração para estar junto com você, para sempre! Amo o pequeno principe, mais amo muito mais, você!
Aline Sá Araújo